Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

«A água corre da montanha e busca a horizontalidade da terra. Cintilações líquidas que tornam a pedra fluída e apelam às mobilidades do corpo. Espaço mandálico onde a água busca o centro. Cosmos da unidade do corpo e do universo». Nas suas Notas para um Diário, é assim que Alberto Carneiro define a obra instalada na Praça Camilo Castelo Branco e que abre caminho para o Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso (MIECST).
Este museu nasce após a realização de simpósios de escultura com temáticas ligadas à arte contemporânea e, especificamente, à escultura pública. Foi formalmente inaugurado em 1997. A sua estrutura orgânica, para além do pessoal afeto, conta com assessoria de dois comissários, designadamente o comissário artístico nacional, o escultor Alberto Carneiro e o comissário artístico internacional, Gérard Xuriguera, professor e crítico de arte.
Desde 1991, a cidade de Santo Tirso tem acolhido, neste âmbito, artistas de todo o mundo. Os simpósios decorrem por um período de tempo variável, durante o qual os escultores executam as obras e procedem à sua instalação nos espaços públicos do município. Atualmente, há mais de 40 esculturas distribuídas por cinco núcleos principais: Parque D. Maria II e jardins adjacentes; Praça 25 de Abril; Parque dos Carvalhais; Praça Camilo Castelo Branco e Parque Urbano da Rabada.
O MIECST pretende ser um espaço de diálogo e confronto de várias correntes artísticas, de divulgação da arte contemporânea e de debate do papel da arte pública.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Santo Tirso

CRONOLOGIA
1990

PREÇO
Gratuito.

SERVIÇOS COMPLEMENTARES
Audioguias (aluguer na Sede do MIECST)

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Razoável

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Horário livre.

VISITAS GUIADAS
Mediante marcação prévia.

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Cidade de Santo Tirso • (+351) 252830410
museus@cm-stirso.pthttp://miec.cm-stirso.pt • Gps 41.341111 , -8.473611
adicionar ao roteiro
x

#{text}