Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

A imensidão da pedra e a profundidade da rosácea, decorada com temas vegetais, contrastam com a simplicidade da cruz que remata a fachada principal. À medida que nos aproximamos, não há como não reparar em toda a escultura figurativa. Nos quadrúpedes de duplo corpo ligados pelo focinho no ângulo do capitel. No busto que espreita de um pequeno óculo. São trabalhos da oficina de Paço de Sousa. O portal é de arco quebrado. Com três arquivoltas, decoradas com bolas. Espaçadas. O tímpano é liso.
A igreja tem planta retangular, bem alongada, alçados bastante elevados e telhado de duas águas. A atual sacristia está do lado sul da cabeceira. A fachada lateral norte da nave apresenta uma pequena porta de duas arquivoltas em arco quebrado, um nível de mísulas lisas de apoio de um antigo coberto lateral, e três frestas muito altas e estreitas.
A primeira referência documental ao mosteiro é de 1096, mas dessa primeira fase pouco resta. Quase um século depois o mosteiro terá sido entregue aos crúzios de Santa Cruz de Coimbra que o terão reedificado. No primeiro quartel do século XIII ter-se-á concluído o prolongamento ocidental do templo. A capela do lado norte, originalmente dedicada a Santa Maria, está datada por uma epígrafe de 1258. Junto ao campanário ainda é possível identificar a assinatura do mestre responsável: MR TL - Magister Telo. O derradeiro impulso ocorreu já nos finais do século XIII quando novos canteiros, formados na oficina de Paço de Sousa, terminaram as abobadas do corpo e o sector ocidental. A rosácea, os colunelos do portal e toda a escultura figurativa resultam do trabalho dessa oficina.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Roriz

SUBCATEGORIA
Igreja

CRONOLOGIA
Séculos XII e XIII

PREÇO
Gratuito.

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Razoável

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Mediante marcação prévia na paróquia ou no Museu Municipal.

VISITAS GUIADAS
Mediante marcação prévia na paróquia ou no Museu Municipal.

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Roriz, Santo Tirso • (+351) 252941227 (Paróquia) | (+351) 252830410 (Museu Municipal)
museus@cm-stirso.ptVer arquivo DGPC
Gps 41.34436022 , -8.38103145
adicionar ao roteiro
x

#{text}