—
—
Nada mais nem menos do que quarenta e cinco caixotões de madeira policromada preenchem o teto deste museu de arte sacra, em Arouca. Todos os caixotões têm painéis pintados com iconografia religiosa. As paredes são em azulejo do século XVII e o friso é esgrafitado, uma técnica de decoração renascentista, utilizada nos séculos XVI e XVII. Para além do retábulo mor e do retábulo dedicado ao Senhor dos Passos, este Núcleo Museológico da Santa Casa da Misericórdia de Arouca tem ainda um conjunto de seis pinturas a óleo sobre tela, representativas dos passos de Cristo.
Fundada em 1610, a Misericórdia de Arouca reuniu durante quatro séculos bens que serviram para dar cumprimento à sua missão. É este o acervo patrimonial que se encontra exposto no Núcleo Museológico da Misericórdia de Arouca, instalado no interior do templo, antiga casa do despacho e da sacristia.
A abertura do Núcleo Museológico surge na sequência de um trabalho de conservação, preservação e divulgação do património da Instituição, entendido como testemunho revelador da história, memória e identidade da Santa Casa e da vila de Arouca.
Integrando obras de pintura, escultura, alfaias litúrgicas e paramentaria, a coleção abarca vários períodos artísticos, desde o século XVII ao XIX, do maneirismo ao neoclássico, com relevância para o período barroco.

secretaria.geral@scmarouca.com • http://www.scmarouca.com • Gps 40.929037 , -8.245988
#{text}