Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

Tal como a Igreja dos Clérigos, a Igreja Paroquial de Santiago de Bougado resultou de um projeto adjudicado a Nicolau Nasoni. No entanto, calcula-se que a obra tal como foi desenhada por Nasoni não se tenha concluído porque o mestre-pedreiro António Rodrigues de Minhotães, Barcelos, se enganou nos cálculos das fundações e, não encontrando rocha, mas antes camadas de terra e areia, abandonou a obra.
Apesar destes constrangimentos, não deixamos de estar perante um exemplar barroco harmonioso, do século XVIII, cujas linhas simples equilibram com a decoração do portal, do janelão do coro alto e do frontão. No interior, não há como não reparar na talha rococó, na qualidade do mobiliário e no órgão de tubos ibérico, da autoria do Mestre Organeiro Manuel de Sá Couto.
A construção desta igreja surge por iniciativa de D. Diogo Mourato (1670 – 1749), Bispo de Miranda, que pretendeu aplicar nesta paróquia os rendimentos que usufruiu como abade da mesma, de 1709 até à sua morte.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Bougado (Santiago)

SUBCATEGORIA
Igreja

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Bom

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Livre e em horário das eucaristias.

VISITAS GUIADAS
Mínimo 10 pessoas, Segunda a Sábado > 10:00 - 18:00, mediante marcação prévia através da Casa da Cultura da Trofa

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Avenida D. Diogo Mourato, Lagoa, Santiago de Bougado, Trofa • (+351) 252400090
patrimoniocultural@mun-trofa.ptVer arquivo DGPC
Gps 41.339208 , -8.574394
adicionar ao roteiro
x

#{text}