Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

As estradas constituíam vias de comunicação essenciais para o Império Romano. Os marcos miliários são estruturas cilíndricas que continham informações quanto à sua localização e distâncias a percorrer. Os dois exemplares que se encontram em exposição na Casa da Cultura da Trofa pertenciam à VIA XVI, da estrada romana que ligava Bracara Augusta (Braga) – a capital do Conventus Bracarense pertencente à província da Galaecia (abrangia mais ou menos o território correspondente ao atual Norte de Portugal e Galiza) – a Cale (Porto), terminando em Olisipo (Lisboa).
Um destes marcos indica a milha XXI. Até aos anos noventa do século passado, estavam colocados na ponte da Trofa Velha, tendo sido depois trasladados para a Casa da Cultura da Trofa, a fim de serem preservados e valorizados. A Casa da Cultura da Trofa foi inaugurada em 2001 e resultou de um projeto de adaptação de uma antiga habitação. A intervenção respeitou a integridade da fachada mas o interior do edifício foi totalmente adaptado à sua nova funcionalidade. Está dotado de sala multimédia, salas de leitura, gabinetes técnicos, salas de exposição, bar, esplanada, jardins e auditório ao ar livre.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Bougado (Santiago)

SUBCATEGORIA
Via

CRONOLOGIA
período romano

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Muito bom

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Segunda a sábado: 10:00-18:00

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Avenida D. Diogo Mourato, Lagoa, Santiago de Bougado, Trofa • (+351) 252400090
patrimoniocultural@mun-trofa.ptVer arquivo DGPC
Gps 41.337786 , -8.573981
adicionar ao roteiro
x

#{text}