Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

Muitas de origem piscatória, algumas de menor idade, chegaram a trabalhar aqui cerca de 400 pessoas. Em 1910, apenas 25 trabalhadores sabiam ler. Em latas de diferentes tamanhos e dimensões, as conservas de sardinha eram a principal produção da Fábrica de Conservas Brandão, Gomes & C.ª. Onde estamos. Mais tarde, a ampliação das instalações permitiu a produção de legumes em mostarda ou vinagre e do molho d’Espinho e de outros produtos. Alguém se lembra do azeite enlatado e comercializado com a marca Brandão, Gomes & Cª? O seu registo ocorreu em 1908.
Por aqui também se fala da Arte da Xávega. Como se define? É um sistema de pesca artesanal que recorre a um aparelho de arrasto. Partindo da praia, o aparelho é lançado pelo barco, deslocando-se até à distância consentida pelo aparelho e à praia regressa, iniciando-se a designada pesca de arrasto ou da xávega. Pratica-se com recurso a um grande barco e uma rede de grandes dimensões. Não é o barco, mas sim o aparelho de arrasto que dá o nome à arte.
O Museu Municipal de Espinho integra três exposições permanentes: a da Fábrica de Conservas Alimentícias Brandão, Gomes & Cª; a da Arte Xávega; e a do Bairro Piscatório/Operário.
Este Museu surge como uma instituição de pesquisa e comunicação que tem como âmbito a comunidade piscatória e a indústria conserveira de Espinho. Procura caracterizar a Arte da Xávega, o Bairro da Marinha e tornar compreensível o lugar da Fábrica Brandão, Gomes & C.ª no fenómeno conserveiro nacional e mundial. Possui ainda as galerias Amadeo de Souza-Cardoso para exposições temporárias.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Espinho

PREÇO
Bilhete Único: 1,20€, | Visita Guiada: 1,80€

SERVIÇOS COMPLEMENTARES
Auditório | Loja

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Razoável

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Segunda a sexta: 10:00-17:00 | Sábado: 10:00-13:30 e 14:30-18:00 | Encerra aos domingos e feriados.

VISITAS GUIADAS
Durante o horário normal de funcionamento do Museu e para grupos de +10 pessoas.

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Rua 41, Av. João de Deus, 4501-901 Espinho • (+351) 227326258, (+351) 227327072
museumunicipalespinho@hotmail.com | museuespinho1@gmail.com museumunicipaldeespinho.blogspot.com • Gps 40.999997 , -8.643883
adicionar ao roteiro
x

#{text}