Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

Este palacete materializa a ideia romântica de uma estância balnear de finais do século XIX. É esse o seu património vivencial. Trata-se de uma antiga colónia balnear da Fundação Narciso Ferreira.
Integrado num conjunto urbano (Ruas Artur da Cunha Araújo, Júlio Graça, Bento Freitas e Sacadura Cabral) o Palacete Melo assume a sua importância na definição de uma conceção tipológica e de um momento importante da história de Vila do Conde. Também representa um dos já raros exemplos arquitetónicos de estância balnear cuja expansão se processa, atualmente, segundo outras tipologias.
Há um muro gradeado a separar o passeio deste edifício romântico. O acesso faz-se através de uma escadaria situada na fachada Oeste. Tem alçados de dois pisos, sendo que o segundo está já integrado no tímpano do frontão. As coberturas são em telhado de duas águas e o frontão, os cunhais e as molduras das janelas são em pedra mármore. No interior, o principal estaque vai para a decoração dos tetos.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Vila do Conde

SUBCATEGORIA
Habitação

CRONOLOGIA
Século XIX

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Razoável

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Acesso livre (visitável apenas pelo exterior). Funciona como Pousada da Juventude.

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Avenida Bento de Freitas 460, 4480-656 Vila do Conde • Ver arquivo DGPC
Gps 41.352603 , -8.750028
adicionar ao roteiro
x

#{text}