Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

O grande destaque vai para a pintura mural, do século XV, que existe na parede que serve de fundo à capela-mor.
O exterior tem galilé quadrangular. Está assente em pilares de cantaria e duas colunas médias. O telhado é de três águas. Na zona superior da fachada, um óculo circular filtra a luz que ilumina o interior do templo. O portal principal culmina com uma cruz ao centro. Há uma pequena sineira de arco único sobre o cunhal direito, ao qual se pode aceder por um lanço de escadaria.
Antes de entrar, saiba que este templo foi muito modificado na época moderna. Do período românico, possivelmente do século XIII, conserva-se a cabeceira. Bem mais radicais foram as obras no corpo da Capela, integralmente refeito durante o século XVII. De nave única relativamente curta, o interior integra púlpito e coro-alto de madeira. À direita da porta principal encontra-se inserida na parede uma pia de água benta, de granito, à esquerda a pia batismal, em forma de cálice, tem uma inscrição com data de 1565.
Agora: a composição mural. É uma obra atribuível à segunda metade do século XV. Foi descoberta em 1955, durante um restauro, quando se desmontou o retábulo barroco de talha dourada que cobria a parede de fundo. Apesar do seu relativo mau estado de conservação, é ainda possível ter uma leitura global dos painéis que a compõem. Apesar de bastante mutilada, parece representar a Assunção de Nossa Senhora. Nos dois painéis remanescentes (outros poderiam ter existido, a revestir as paredes laterais...) representaram-se as figuras estáticas de São Pedro e de São Paulo (com os respetivos atributos, a chave e a espada) que, juntamente com três anjos, deveriam ladear uma terceira figura, central, e entretanto desaparecida, e que seria a Assunção da Virgem.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Roriz

SUBCATEGORIA
Capela

CRONOLOGIA
Séculos XII e XIII

PREÇO
Gratuito.

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Razoável

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Mediante marcação prévia.

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Roriz, Santo Tirso • (+351) 252941227 (Paróquia)
Ver arquivo DGPC
Gps 41.34215 , -8.365525
adicionar ao roteiro
x

#{text}