—
—
Nome: Ana Dias de Magalhães. Data de nascimento: 8 de fevereiro de 1935. Entra para a mina com 14 anos, sendo colocada nas remoções. Em 1955 e 1956 é suspensa um dia por faltar às aulas do Curso de Adultos. Entre 1955 e 1957 são-lhe concedidos vários dias de licença. Com a gravidez e parto recebe um subsídio de 100$00. Foi despedida em 1962 e readmitida em 1964 como escolhedeira. Demitiu-se três meses depois. Este é o registo 1842; 23 – A. Cadastro de um dos rostos desta mina.
Instalado na antiga Casa da Malta, que servia de alojamento aos operários oriundos de outras localidades do país, o Museu Mineiro quer valorizar, dinamizar e divulgar o património mineiro e geológico de São Pedro da Cova. Foi adquirido pela Junta de Freguesia nos anos 80 do século passado e aberto em 1989 (projeto do arquiteto António Madureira) como Museu Mineiro, adquirindo nova funcionalidade como centro de memórias mineiras.
A coleção do Museu Mineiro de São Pedro da Cova reúne artefactos utilizados no desmonte, tratamento e expedição de carvão; fósseis vegetais e animais que representam a evolução do planeta Terra e o arquivo empresarial da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova. Também se pode visitar o antigo complexo mineiro onde há vestígios de património arqueológico ligado à atividade de extração de carvão, composto por um conjunto de edifícios, entre as quais se destaca o Cavalete do Poço de São Vicente (poço principal), notável exemplo de construção industrial, em betão armado, datado de 1935. Esta estrutura vertical de 38,5m, construída em betão, com treze pisos, servia de apoio às minas de carvão de S. Pedro da Cova. Pode consultar informação sobre o " Cavalete de São Vicente das Minas de São Pedro da Cova" neste mesmo site, sob a categoria Património.

casamalta.museumineiro@hotmail.com • Gps 41.16276011 , -8.5096836
#{text}