Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

Padrão distintivo da autonomia administrativa e símbolo do poder municipal, o pelourinho de Macieira de Cambra, manuelino, datado do século XVI, corresponde exatamente à concessão do foral dado por D. Manuel I, em Lisboa, à Terra de Cambra, a 10 de Fevereiro de 1514.
A coluna é em forma octogonal. Tem no topo um plinto quadrado e o fuste. O bloco quadrangular é rematado em pirâmide e as faces deste bloco são decoradas com heráldica muito esquemática, incluindo três cruzes, uma delas inscrita num círculo, e as armas nacionais. A coluna assenta em três degraus quadrados. A decoração da pinha apresenta vários emblemas como o escudo das quinas, a cruz floreada dos Pereiras, Condes da Feira e Donatários do Concelho, a esfera armilar e a cruz latina.
Para além de ser o lugar onde se afixavam os éditos ou se faziam os avisos, era também o local onde se expunham os condenados e se realizavam a execução de penas sendo, por isso, dotado de correntes e outros objetos de ferro para prender. Em Macieira de Cambra, ainda são visíveis, na pedra do pelourinho, as marcas de fixação desses acessórios.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Macieira de Cambra

SUBCATEGORIA
Pelourinho

CRONOLOGIA
Século XVI

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Muito bom

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Acesso livre.

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Praça da República, Macieira de Cambra, Vale de Cambra • (+351) 256420513 (Museu Municipal)
Ver arquivo DGPC
Gps 40.855461 , -8.377622
adicionar ao roteiro
x

#{text}