Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

Acolhe exposições, música, festivais de dança e teatro, mas não só. Aqui se potencia a reunião, a investigação e a divulgação da memória do território de Vila do Conde. Local escolhido? Edifício da Casa de S. Sebastião.
Juntando as valências do Arquivo Municipal, do Núcleo Central do Museu e do Gabinete Municipal de Arqueologia, o Centro de Memória resultou de um projeto de reestruturação que duplicou a área existente. O Arquivo Municipal funciona numa perspetiva integrada, que não separa o que tradicionalmente se designa por arquivo histórico do arquivo corrente, uma vez que ambos são essenciais para a consciencialização da memória coletiva, mais remota ou mais recente, conjugando ainda diferentes valências de serviços disponíveis aos diferentes tipos de público, como a sala de consulta, a fotografia e o vídeo, bem como áreas de depósito, áreas técnicas de desinfestação e higienização de documentos, áreas de receção e gabinetes de trabalho, de acesso reservado. Na unidade central do Museu Municipal, estrutura polinucleada constituída por diversos núcleos museológicos, Alfândega Régia – Museu de Construção Naval, Nau Quinhentista, Museu das Rendas de Bilros e Casa de José Régio, estão reunidas as condições inerentes à boa prática museológica, estando devidamente identificados os espaços sociais, assim como técnicos, nomeadamente, amplas reservas e laboratório de conservação e restauro. O Gabinete de Arqueologia tem vindo a desenvolver diversos projetos de investigação, de conservação e de divulgação dos sítios arqueológicos do concelho, onde ganham destaques os projetos de escavação da Cividade de Bagunte e de divulgação do Castro de S. Paio.
Acolhe, também, a exposição permanente, “Vila do Conde. Tempo e Território”, espaço que motiva a reflexão sobre os processos e as relações históricas e socioculturais que ao longo de milhares de anos construíram a identidade do local. São 19 salas sobre o concelho de Vila do Conde que remetem para uma viagem, percorrendo um conjunto de períodos determinantes na constituição da identidade de Vila do Conde.
A existência de galerias de exposições temporárias, bem como o Espaço Internet, a cafetaria, a loja e o Centro de Pedagogia Ambiental, associados aos 7 000m2 de jardim tornam a Casa de S. Sebastião um espaço cultural dos habitantes de Vila do Conde, que assume lugar de destaque no panorama cultural local e nacional, distinguido com o prémio IRHU de reabilitação e Prémio Nacional de Arquitetura Alexandre Herculano e nomeado para o prémio SECIL.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Vila do Conde

PREÇO
Sob consulta.

SERVIÇOS COMPLEMENTARES
Cafetaria | Loja | Jardim

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Bom

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Terça a domingo: 10:00-18:00 | encerra: segunda, 1 Janeiro, Dia de Páscoa, 25 de Abril, 1 Maio e 25 de Dezembro.

VISITAS GUIADAS
Mediante marcação prévia.

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Largo de S. Sebastião, 4480-706 Vila do Conde • (+351) 252248468
museus@cm-viladoconde.pthttp://www.cm-viladoconde.pt/ • Gps 41.356922 , -8.741957
adicionar ao roteiro
x

#{text}