Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

É necessário recuar à Idade Média, ainda antes da fundação da própria nacionalidade, para saber mais sobre o Mosteiro de S. Salvador de Vairão, conjunto monumental em que se insere a Capela de S. João Baptista. Ao cartório deste mosteiro, conservado na Torre do Tombo, pertence dos mais antigos documentos em língua portuguesa. A fundação do Mosteiro de Vairão remete-nos até 974. Em 1021, funcionou aqui uma comunidade de monges e monjas. Em 1141, D. Afonso Henriques deu carta de couto ao mosteiro com um perímetro bastante vasto, ocupando o território das atuais freguesias de Vairão, Macieira, Fornelo e Gião. Também doou os reguengos de Crasto e Azevedo.
Data de 1551 o brasão da capela de São João Baptista e de finais do século XVII a execução do seu retábulo, maneirista, com painéis alusivos ao Santo que dá nome à Capela. Em finais do século XVIII, a Igreja foi reformada por iniciativa da Abadessa D. Leonor Maria Ludovina Pinto e Azevedo. Criaram-se os púlpitos e os retábulos.
A capela tem fachadas rebocadas e pintadas de branco, terminadas em friso sobreposto por beiral. No interior, as paredes estão revestidas a azulejos de padrão policromo, a cobertura é em abóbada, rebocada e pintada de azul celeste. Há uma lápide tumular, de D. Francisca Luísa Ferreira Furtado de Mendonça, com brasão e mosaicos de cor verde, vermelho e branco. No eixo central abre-se um nicho em abóbada de concha com querubins. O altar tem painel em talha policroma com a representação da "Última Ceia de Cristo". Em 1895, o Mosteiro passou para as religiosas do Sagrado Coração de Maria, que aí fundaram um Colégio. Hoje, no Mosteiro funciona um albergue para peregrinos de Santiago de Compostela, já que os caminhos portugueses atravessam todo o concelho de Vila do Conde.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Vairão

SUBCATEGORIA
Capela

CRONOLOGIA
Séculos XVI e XVII

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Mau

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Quinta, sábado e domingo: durante o dia

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Largo do Mosteiro, 4485-662 Vila do Conde • Ver arquivo DGPC
Gps 41.332847 , -8.670006
adicionar ao roteiro
x

#{text}