Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

Convite à exploração do tempo em que a extração mineira de ouro era uma das principais atividades económicas do concelho de Paredes. É o que o Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas propõe aos seus visitantes.
Numa experiência dinâmica, interativa e didática, o conjunto de ferramentas tecnológicas e pedagógicas permite ao visitante uma viagem no tempo. Encarnar um mineiro e experienciar o processo de garimpagem (agitar areia dentro de água e encontrar pepitas de ouro) é apenas um dos passos desta viagem exploratória.
A casa deste Centro é uma antiga escola primária, da freguesia de Sobreira. Totalmente recuperada, é o ponto de partida para as visitas às minas, contextualizando as particularidades deste valioso território, que outrora foram das mais relevantes na mineração de ouro da Península Ibérica. Exploradas desde o período romano até ao século XX, as Minas de Ouro de Castromil e das Banjas constituem, hoje, um dos mais importantes patrimónios geológicos e mineiros do Norte do país.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Sobreira

PREÇO
Sob consulta.

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Bom

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Mediante marcação prévia.

VISITAS GUIADAS
Mediante marcação prévia.

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Rua Central de Castromil, 4585-679 Paredes • (+351) 255788973
arqueologia@cm-paredes.ptwww.fc.up.pt/pessoas/allima/Castromil www.roteirodeminas.pt
Ver arquivo Museus de Portugal
Gps 41.155 , -8.386
adicionar ao roteiro
x

#{text}