—
—
Esta Casa do Mar de Angeiras tem 200 anos de história, com muitas vidas dentro. Era aqui que os pescadores guardavam os barcos e os utensílios para a faina do mar e para a apanha do sargaço que era colocado a secar na areia, para ser depois aplicado nas terras como adubo natural.
A tradição agro-marítima de Angeiras é muito antiga e estas estruturas, até meados do século XX, pertenciam às grandes casas de lavoura da região. É aqui que funciona, agora, o Núcleo Museológico de pesca artesanal.
No exterior da Casa estão réplicas dos antigos tanques romanos da salga do peixe (séculos III-IV d.C.), classificados como Monumento Nacional. Estes tanques destinavam-se ao fabrico de “garum “, um produto resultante da maceração de determinadas espécies de peixe, aperitivo apreciado pelos romanos, sendo esta a única “ fábrica “ com tanques em granito, conhecida no Portugal Romano. Os tanques originais foram encontrados e escavados numa rocha da antiga Praia da Forcada, a primeira praia a norte, ligada à atual Praia de Angeiras.

muma@cm-matosinhos.pt • http://www.cm-matosinhos.pt/ • Gps 41.261271 , -8.724349
#{text}