Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

A antiguinha secretária em madeira não podia faltar, ou não estivesse este museu integrado numa escola… Mas vai bem para além disso.
Aqui também estão os bancos corridos, o louceiro, a masseira, até o apanhador em madeira. A cozinha rural é um dos destaques deste museu que pretende retratar as atividades tradicionais dos habitantes de Lavra. Daí que haja também uma secção dedicada ao quinteiro, ou seja, o espaço de lavoura onde se depositam as colheiras, onde estão os carros de bois, o limpador de cereais, os semeadores, as alfaias agrícolas, o lagar, a adega e o alambique.
O ciclo do linho não foi esquecido. O linho que deve ser semeado em março, no início da primavera, para que no verão se possa proceder à arrinca (arrancar o linho), aproveitando o caule, onde está a fibra. O ferreiro também está representado, assim como o moleiro e, claro está, o pescador, a lembrar outra atividade tradicional fortemente implantada em Lavra.
Todos os objetos que estão presentes neste museu de cariz etnográfico têm em comum o facto de estarem relacionados com as práticas, usos e costumes dos habitantes locais.
Grande parte do espólio foi doada por familiares de alunos, docentes e por funcionários da escola onde este museu se insere.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Lavra

CRONOLOGIA
Século XX

PREÇO
Gratuito.

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Muito bom

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Segunda a sexta: 8:30-18:30

VISITAS GUIADAS
Mediante marcação prévia.

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Rua da Cruz, 4455-112 Matosinhos • (+351) 939799008 | (+351) 229996990
muma@cm-matosinhos.pthttp://www.cm-matosinhos.pt/ • Gps 41.251113 , -8.701901
adicionar ao roteiro
x

#{text}