Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

Aqui o que brilha e vale mesmo ouro. Ou cobre, ou… Este museu tem amostras provenientes de variadíssimos jazigos minerais de todo o país como, por exemplo, os de volfrâmio e estanho da Panasqueira, pirite, cobre e ferro do Alentejo, ouro de Campo de Jales e Penedono, chumbo e prata de Braçal (Aveiro), antimónio da região de Valongo, urânio da Urgeiriça, carvão do Pejão e S. Pedro da Cova, sal-gema de Loulé, gesso de Óbidos, talco e amianto de Vinhais, caulino de Alvarães e Matosinhos, etc. De salientar, ainda, a atenção que é dada à exploração de caulino efetuada até há bem pouco tempo na freguesia da Senhora da Hora.
Propriedade do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia, as coleções patentes no Museu são representativas dos recursos naturais de todo o território nacional. O Museu de Jazigos Minerais Portugueses permite conhecer minérios, minerais industriais e rochas ornamentais, com particular destaque para aqueles que estiveram sujeitos à exploração mineira nacional. A exposição faz-se acompanhar dos vários instrumentos técnicos de apoio ao estudo dos recursos geológicos do País.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
São Mamede de Infesta

CRONOLOGIA
Século XX

PREÇO
Gratuito.

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Bom

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Quinta: 14:30-17:30

VISITAS GUIADAS
Mediante marcação prévia.

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Rua da Amieira, 4465-021 Matosinhos • (+351) 220400000
museujmp@ineti.pthttp://www.cm-matosinhos.pt/ • Gps 41.185773 , -8.625279
adicionar ao roteiro
x

#{text}