Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

Logo à cabeça, e antes de entrar na Casa, um facto essencial a reter: há uma grandiosa magnólia centenária que esta Casa conserva desde o século XVII. Clarificadas as prioridades, toca a olhar para o brasão da família Araújo Rangel, logo na entrada, por cima do portão, e que não deixa esquecer as origens desta casa. Situada na freguesia de Fânzeres, a Quinta de Montezelo, que já foi uma das maiores e mais importantes da região, tem uma história que remonta a 1636, altura em que foi mandada construir, claro está, pela família Araújo Rangel.
Em 1703, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, ergueu-se uma capela. A fachada é de grande depuração decorativa, tem uma planta retangular e um frontão triangular rasgado por um óculo e encimado por uma pequena sineira.
Para além da antiguidade do conjunto formado pela habitação e capela e para além da magnólia, há outro elemento deste imóvel de interesse público que carece da nossa atenção: a cruz, parte integrante da antiga Via Sacra, composta por outras cruzes situadas em Manariz, Seixo e, a última, em Santa Eulália.
A Casa de Montezelo destina-se, atualmente, à organização de eventos sociais e empresariais.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Fânzeres

SUBCATEGORIA
Quinta

CRONOLOGIA
1636

PREÇO
Gratuito.

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Bom

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Mediante marcação prévia.

VISITAS GUIADAS
Mediante marcação prévia.

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Rua dos Vanzeleres, 888, 4510-681 Gondomar • (+351) 224892879
geral@casademontezelo.comhttp://www.casademontezelo.com/Ver arquivo DGPC
Gps 41.173097 , -8.529583
adicionar ao roteiro
x

#{text}