Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

O silêncio manso da atmosfera contrasta com a agitação de outros tempos em que famílias operárias entravam, saiam e conviviam, diariamente, neste espaço, agora abandonado. Ainda assim, foi refinando alguns traços românticos, ao longo dos anos.
Durante um século, de 1887 a 1985, aqui se captou a água que abasteceu a invicta. População e indústria dependeram do bom funcionamento desta Central de Captação de Água. Com o decreto real que aprovou o contrato com a Compagnie Générale des Eaux pour l'Étranger para construção de obras de captação, elevação, transporte e distribuição de água ao domicílio, estava conferida, ao Porto, a exclusividade de utilização das águas dos Rios Sousa e Ferreira. Foi para este efeito que se ergueu, entre outras estruturas, a “Central-do-Sousa”. As suas fragilidades, em tempo de cheia, justificaram as obras de beneficiação, nos anos vinte do século XX, até que a edificação da “Central Elevatória de Lever”, em 1985, conduziu à sua desativação.
A Central fica na freguesia de Foz do Sousa que beneficia dos rios Ferreira e Sousa. Eles irrigam e fertilizam campos e permitem a existência de praias fluviais e da barragem de Crestuma-Lever. Foram, precisamente, os abundantes recursos hídricos que justificaram a criação da "Antiga Central de Captação de Água da Foz do Sousa".

O interior não é visitável.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Foz do Sousa

SUBCATEGORIA
Central eléctrica

CRONOLOGIA
1887

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Mau

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Visitável apenas pelo exterior, horário livre

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Rua das Águas, 4515 Gondomar • Ver arquivo DGPC
Gps 41.096124 , -8.498461
adicionar ao roteiro
x

#{text}