—
—
Inaugurado recentemente, em 2013, o Museu do Centro Hospitalar evoca e relaciona práticas e técnicas de intervenção nas Ciências da Saúde de âmbito farmacêutico, dos séculos XIX e XX. Ao visitante será oferecida uma viagem no tempo através da reconstituição de dois notáveis espaços da cidade – a Botica do Hospital Real de Santo António e a Farmácia do Hospital Joaquim Urbano.
A Botica, integrada na frontaria do edifício Monumento Nacional Hospital de Santo António, conserva a traça oitocentista da sua “Sala de Público”, que relata a história de um período de intensificação no fabrico interno de diversos preparados e produtos medicinais, refletindo as correntes terapêuticas da época.
O Hospital Joaquim Urbano, estabelecido em 1884 no Bonfim, destacou-se pelos seus progressos no domínio do tratamento e investigação das doenças infecciosas. Na Farmácia do hospital eram manipuladas múltiplas drogas com produção de diferentes formas farmacêuticas, destinadas especialmente ao tratamento de sucessivas catástrofes epidémicas.
O Museu é ainda complementado com vitrinas dedicadas ao exercício da Medicina localizadas em distintas áreas hospitalares e passíveis de serem visitadas com acompanhamento técnico mediante marcação prévia.

museudochp@chporto.min-saude.pt • http://www.museu.chporto.pt/ • Gps 41.147334 , -8.61603
#{text}