—
—
É um museu dedicado a um património geológico único no mundo: as pedras parideiras, pedras de origem granítica que, por ação de natureza geodinâmica, se soltam da rocha-mãe.
Surge da recuperação de uma pequena casa, situada na aldeia da Castanheira - Serra da Freita, nas proximidades do afloramento rochoso conhecido popularmente como Pedras Parideiras, que representa um conjunto de 41 geossítios classificados pelo Arouca Geopark.
A Casa das Pedras Parideiras disponibiliza três áreas de visita: a Receção/Loja, com um centro de informação/divulgação turística do geossítio e do Arouca Geopark e mostra de produtos regionais que podem ser adquiridos pelos visitantes; o Auditório onde, numa viagem a 3D desde os primórdios da Terra até à atualidade da região, se podem desvendar os mistérios das rochas aqui encontradas; e a área exterior, que compreende um afloramento coberto e a céu aberto onde podem ser observadas as famosas Pedras Parideiras.
A Casa luta pela compreensão, valorização e preservação das pedras parideiras. Por isso, nunca é demais lembrar: não são para levar para casa!

pedrasparideiras@aroucageopark.pt • www.aroucageopark.pt • Gps 40.850583 , -8.283028
#{text}