Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

Que existe uma sala particularmente sedutora é do conhecimento geral, o que talvez não saiba é que este edifício surge, em 1833, na sequência de um incêndio. O fogo destruiu grande parte do claustro do convento de São Francisco, facto que terá estado na base da autorização dada, por decreto, aos negociantes portuenses para realizarem neste local uma praça comercial. Em 1841, D. Maria II concede à Associação Comercial Portuense a propriedade do convento. As obras deste edifício neoclássico, em pleno centro histórico, prolongaram-se até 1910. Embora se tenha reunido em torno da obra uma grande equipa de arquitetos e artistas, a autoria do projeto cabe ao arquiteto Joaquim da Costa Lima.
O palácio, estruturado em planta retangular, desenvolve-se em torno de um pátio central. Bastam alguns passos para entrar no Pátio das Nações, coberto por uma estrutura metálica envidraçada.
O brilho dos objetos, as cores vivas das paredes e do teto, as formas harmoniosas da escadaria são apenas alguns dos pormenores que puxam o lustro a todos os momentos passados no interior do Palácio da Bolsa. Há, no entanto, que destacar algumas das salas nobres do segundo piso. É o caso da Sala das Assembleias Gerais, com o teto estruturado em madeira e delineado a ouro, outro teto delicadamente coberto com estuque dourado é o da Sala da Direção. No Gabinete da Presidência são as paredes que chamam a atenção. Foram pintadas com representações alusivas à Agricultura, à Indústria, ao Comércio e à Construção Naval. Depois disto o que falta? Falta abrir bem os olhos para a última sala. Um Salão, neste caso. Tem planta oval. E um forte gosto revivalista. Está repleto de representações em arabescos vermelhos e dourados. Num namoro de contrastes com o tom azul que reveste o teto e as arcadas. É este namoro entre tons e formas que lhe vai ficar tatuado na memória. Falamos de quê? Do Salão Árabe, claro está.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
São Nicolau

SUBCATEGORIA
Edifício

PREÇO
Adultos: 7,00€ | estudantes >65: 4,00€ | <12 anos: gratuito

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
abril a outubro, todos os dias: 9:00–18:30 | novembro a março, todos os dias: 9:00-12:30 e 14:00-17:30

VISITAS GUIADAS
Português, espanhol, inglês e francês

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Rua de Ferreira Borges, 4050-253 Porto • (+351) 223399000
correio@cciporto.ptVer arquivo DGPC
Gps 41.14125931 , -8.61540019
adicionar ao roteiro
x

#{text}