Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

Esta igreja é um belo e ímpar exemplar nacional do estilo românico, apresentando um dos seus mais representativos portais principais. No tímpano, surge a figura de Cristo ladeado por dois profetas que espezinham duas outras figuras, que os estudiosos dizem ser Judas e o herege Ario. A rodeá-los, cinco arquivoltas com apóstolos e anjos, assentes em colunas de capitéis que mostram máscaras, figuras humanas disformes, sereias e outros animais míticos. No portal da fachada lateral, com arquivolta dupla, está representado no tímpano, em baixo relevo, o Agnus Dei, ou Cordeiro de Deus.
Uma vez transposto o portal, deparamo-nos com uma igreja onde a luz é filtrada por poucas aberturas. Há três naves para percorrer, com cobertura em madeira e separadas por arcos desiguais, de volta perfeita ou quebrados, apoiados em robustos pilares com diferentes tipologias, até chegar à cabeceira com três absides (ou abóbadas).
Este templo teve na sua origem uma capela modesta da época da Reconquista que foi reedificada em finais do século XI por iniciativa de D. Henrique e D. Teresa. A atual igreja data de 1100.
(Consultar, neste mesmo site, o Núcleo Museológico da Igreja Românica de S. Pedro de Rates)



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Rates

SUBCATEGORIA
Igreja

CRONOLOGIA
1100

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Razoável

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Aberta todos os dias.

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
S. Pedro de Rates, Póvoa de Varzim • Ver arquivo DGPC
Gps 41.423317 , -8.67226
adicionar ao roteiro
x

#{text}