Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

É um pelourinho de pinha cónica, assente num soco circular com três degraus. A coluna, composta por base circular alta e fuste não decorado, é encimada por capitel cilíndrico também liso. O remate é apenas um tronco cónico alongado, onde se crava uma pequena cruz em ferro, com longa haste inferior. O conjunto é provavelmente quinhentista.
O pelourinho ergue-se diante da antiga Casa da Câmara, em cuja fachada se inscreve a data de 1755, data provável de alterações no edifício. O pelourinho assume-se como elemento simbólico da autonomia administrativa que S. Pedro de Rates manteve até 1836, momento em que foi integrado no concelho da Póvoa de Varzim. A povoação de São Pedro de Rates estava situada na confluência de vários eixos importantes, desde o domínio romano, e fazia parte de um itinerário de Santiago de Compostela. Era já concelho, no século XIII, quando recebeu foral novo de D. Manuel em 1517. Foi extinto em 1836 e integrado na Póvoa de Varzim. O pelourinho é testemunho desta autonomia.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Rates

SUBCATEGORIA
Pelourinho

CRONOLOGIA
Século XVI

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Bom

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Acesso livre.

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
S. Pedro de Rates, Póvoa de Varzim • Ver arquivo DGPC
Gps 41.424097 , -8.671569
adicionar ao roteiro
x

#{text}